Feira Livre de Barreiras - Oeste da Bahia


Visitando Barreiras: começando pela Igreja Matriz, terra abençoada por São João Batista!


O Rio Grande cortando a cidade. Uma benção uma cidade com tanta água!!


Final da tarde, vendo o por do sol na beira do Rio Grande!!! Sensação de Paz!!


Lanchinho na Praça de Alimentação no Centro Histórico de Barreiras!!!
Tem comidinhas para todos os gostos, são vários restaurantes e bares, um ao lado do outro.
 O ambiente é muito bom, bem tranquilo!!!


Na Praça da Matriz, bem atrás da Igreja, olha o que encontramos: a van do cachorro quente e do churrasco grego!!! A foto não ficou muito boa, mas olha a criatividade: instalaram uma tv na lateral da van e colocaram cadeiras na praça, as pessoas param para o lanchinho e ficam assistindo tv.
Êta povo criativo esse nosso!!!
Viva o povo brasileiro!!!!


Ainda no Centro Histórico encontrei essa Praça bem gostosa, fiquei um tempo a sombra dessa árvore olhando o Rio Grande passar tranquilo.  


Na ponte nova do anel viário, ainda nem foi inaugurado, mas conseguimos andar um pouquinho por ela para apreciar a paisagem!! Lindo, sensação maravilhosa de amplitude.......


E olha quem está reinando no meio dessa paisagem!!!!
O contraste da florada amarela com os vários tons de azul  desse céu claro!!!


Grata surpresa: a criação de peixes no Oeste da Bahia!!!


Com o Sr. Zeno Bohnen, pioneiro na piscicultura no Oeste da Bahia, e o amigo Paê que com toda boa vontade se dispôs a nos mostrar Barreiras e seus encantos.


Sr. Zeno falando sobre a sua história, exemplo de coragem e determinação, que resultou em 47 tanques de criação de peixes: pirarucu, surubim, pintado, tilápia...... Confesso que fiquei com vontade de armar uma trempe e assar uns peixinhos, rsrs.....



 Quase na hora de pegar o avião de volta para casa, descobri que a Feira Livre estava acontecendo e ficava a uns 10 minutos de caminhada do Hotel onde nós estávamos hospedados.  Resolvi aproveitar o tempinho que ainda tinha e lá fui eu para a Feira. Saí tão apressada que nem levei a máquina....
 Mas aproveitei bastante!!! Olha os biscoitos "Queijadinha" que compramos!!! 
O biscoito que custou $3,00 o pacote, é feito pelos moradores da zona rural de Barreiras, como todos os outros que são vendidos na Feira. 
A "Queijadinha" é feita com polvilho e queijo artesanal também produzidos por eles.
Quando cheguei em casa fiz uma produçãozinha rápida para servir as Queijadinhas para os amigos. Voaram numa rapidez.....



Esse é o "Ginete", a estrela dos biscoitos de polvilho do Oeste da Bahia.
Já tinha sido apresentada a essa maravilha no município vizinho de Barreiras, Santa Rita de Cássia.
Esse eu comprei por $2,50 o pacote, na mão de um Senhorzinho da Zona Rural
 e que tem uma  banca pequeninha na Feira de Barreiras. 
Valeu a aposta, eles derretem na boca!!!
 O maior sucesso com os amigos e familiares!


"Peta" ou "Avoador", independente de como é chamado, esses biscoitinhos são sempre um sucesso!!!
No Lanche, no Café, para comer assistindo TV, não importa...toda hora é hora de comer "Peta".
Minha família aprendeu a gostar desse biscoitinho, quando morávamos em Brumado - Sudoeste da Bahia, foi quando descobrimos que o biscoito feito de forma artesanal, com polvilho artesanal e assado em forno a lenha é totalmente diferente do biscoito industrial vendido nos Supermercados.


Esse saquinho de "Peta", que custou $1,50 na Feira de Barreiras, comprei na mão de uma 
Senhorinha da Zona Rural de Barreiras.



Comprei uma Brevidade maravilhosa!!! R$5,00 e é bem grande.
A Brevidade é um bolo de polvilho, feito sem gordura e sem leite. Tem uma durabilidade bem grande, por isso ser considerado por muitos o "pão do sertão".
Essa tava com um perfume maravilhoso: o natural do polvilho (eu adoro esse cheirinho) e de canela.
Aqui em casa durou 15 dias, não estou conseguindo postar as fotos dela inteira, mas pelo menos deu para salvar essa foto da brevidade fatiada, eu esquentei na sanduicheira, o cheirinho perfumou a casa inteira.
Delícias do Oeste da Bahia!!!! Quero mais.......



Tempero básico, prontinho da Feira para incrementar as receitas das famílias de Barreiras!!!
Sal, Açafrão, Pimentão Vermelho, Coentro, Pimenta do Reino, Pimenta de Cheiro é opcional.
Comprei por  $1,00 o copo, já usei e é bom mesmo!!!


Essas bolinhas de Puba  foram uma boa descoberta!!
  Fazem bolinhas com a massa da "Puba" e secam, uma ótima forma de conservação.
Quando quiser usar é só colocar para hidratar no leite e está pronta para fazer bolos, mingaus.....


Esse Beiju foi um achado maravilhoso!!! Já estava indo embora da Feira, quando vi um casal com uma banquinha vendendo beijus e feijão verde, não resisti, parei e comprei!! 
Custou $2,00 o pacote com 40 unidades de beijuzinhos, totalmente artesanal, um cheirinho gostoso e torradinho.  Só não gostei porque só consegui comprar um pacotinho, só restava mesmo esses $2,00 no bolso...


A puba já de molho para fazer um bolo.


Comentários

  1. olá parabéns pela postagem,moro em Rondônia a dez anos ,e vou todos os anos para minha cidade natal Ipirá de carro só para passar em barreiras para comer este churrasco grego,viajo 4 mil km de carro só de ida uma delicia Danilo.

    ResponderExcluir
  2. Minha terra natal!!Ah, me deu saudades!!E essas delícias que vc postou me deu água na boca!!

    ResponderExcluir
  3. Foi de uma nostalgia gostosa quando, procurando receitas de ginete, me deparei com o seu blog! Não consegui as receitas, mas deu para degustar com os olhos as fotos das queijadinhas, ginetes, petas e brevidades no seu post. Moro na Europa e morro de vontade desses biscoitinhos, da Bahia em geral, principalmente os de Barreiras, minha cidade Natal. Curti muito as suas receitas e tem as fotos das comidas baianas, que amo de paixão. Parabéns. Elen Bertassello - Suíça.

    ResponderExcluir
  4. Que felicidade saber que auxiliamos para que pessoas possam ter lembranças "saborosas" das suas cidades de origem. É tão bom sentir os aromas e sabores que fazem parte da nossa memória. bjs

    ResponderExcluir
  5. olá sou paulista e tive a oportunidade de ir em Santa Rita com meu marido fiquei maravilhada com o lugar a paisagem e me apaixonei por ginete esse biscoitinho. um abraço a todos baianos pessoas muito ospitaleira.

    ResponderExcluir
  6. Onde consigo a receita da peta e da brevidade?

    ResponderExcluir
  7. Gente alguém me passa a receita de ginete,sou de ibotiraIb,mas moro em Brasília desde 85,qdo vou na minha terra como este biscoito que uma delícia alguém por favor me mande esta receita.

    ResponderExcluir
  8. Preciso da receita queijadinha estou salvador

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que bom que você veio! Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas