Peixe Seco - Valença Bahia



A secagem de peixes em Valença é uma atividade tradicional das famílias dos pescadores. Os  barcos chegam  com o resultado da pescaria e toda a família se junta para fazer o trabalho em regime de mutirão: triagem dos peixes, limpeza, tratar, salgar, colocar para secar, fazer as enfieiras, formar os maços.....


Esse é um maço de sardinhas secas, já prontas para serem vendidas na Feira de Valença.


Esse maço é de vários tipos de peixes.


Eu na feira, comprando meus peixinhos salgados, já tenho um monte de planos de como vou usar. Mas de uma coisa tenho certeza, não vou preparar da forma que fazia quando eu era criança. Na minha infância eu tinha meu material de cozinha particular: fogareiro e panelas de barro, eram esses meus instrumentos de trabalho/brincadeira. Aos sábados eu ia a Feira da minha cidade e fazia "minhas compras", esses peixinhos já fazia parte da minha listinha.  Mas como toda menina apressadinha, eu não tinha a mínima paciência para fazer o dessalgue dos peixes, acendia o carvão no meu pequeno fogareiro de barro e colocava logo meus peixinhos para assar,depois era só comer com farinha de mandioca bem fina e torradinha.
Menina corajosa eu era, o peixinho tinha tanto sal que partia a língua.   Depois era só beber muita água e  comer rapadura pelo resto do dia.  
Minha mãe dizia que eu era uma cozinheira maluquinha. 
Mas que meus peixinhos eram uma delícia, com certeza  eram. 

Comentários

  1. Saudades da minha infância nessa minha terra natal, querida valença. Amo a tua gastronomia, simples de fazer, complexa na imensa variedade de sabores, cheiros e cores. Babando aqui por uma paçoca de inhame quiçare.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, comi paçoca de quiçare hj no café da manhã. E ontem comi o cuscuz de quiçare, regado com muito leite de coco. Delícia das delícias!!! E agora estou cozinhando inhambu branco. Viva Valença e suas maravilhas gastronômicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que bom que você veio! Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas