sábado, 12 de agosto de 2017

Empadinha que derrete na boca








Sabe aquela empadinha do tempo da vovó? Aquela mesmo, que se desmancha toda, derrete na boca. Delícia que faz parte das festas,  sempre disputada quando o garçom passa com a bandeja. Todos dizem que engorda, mas é difícil achar quem resista a essa tentação que faz parte da vida dos brasileiros.  Pois é, nossa receitinha é bem daquele jeitinho tradicional, aquela que amamos.
Vou colocar aqui a receita, igual como ensino nas aulas do curso  "Confeitaria para Empreendedores", que já realizei em várias cidades da Bahia.
Espero que gostem. Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários. 


EMPADA
Ingredientes

Farinha de Trigo – 1 kg
Manteiga – 250 g
Banha – 250 g
Sal – 01 colher de chá
Água Gelada – 100 ml

Modo de Preparo

Misturar a farinha com o sal, colocar em uma bancada, fazer uma cavidade no centro e colocar a manteiga, banha e água gelada, trabalhar com as mãos até formar um creme, incorporar a farinha aos poucos. Trabalhar a massa até que fique lisa e homogênea.  Enrolar a massa com filme plástico, deixar na geladeira por no mínimo 20 minutos. Preencher as forminhas para empada sem untar com a massa, colocar o recheio tampar com um pouco da massa, pincelar com gema. Assar a 180º.
Dicas


  • Rechear a gosto: com frango, camarão, carne, bacalhau, peixe, etc.
  • Essa mesma massa pode ser usada para fazer quiche, empadão, bolinho de queijo, etc.
  • Quando fizer empadas de vários sabores, colocar uma marca na tampa: camarão - um pedaço da massa em forma de meia lua; frango - uma bolinha, etc.




RECHEIO DE FRANGO

Ingredientes

Peito de Frango cozido – 500g
Cebola picada – 01 unidade
Alho picado – 02 dentes
Óleo – 02 colheres de sopa
Sal – a gosto
Pimenta do reino branca
Salsinha
Cebolinha
Mostarda


Modo de Preparo

Desfiar o frango ou passar no processador. Levar uma panela ao fogo. Colocar o óleo, refogar o alho e a cebola. Acrescentar o frango, refogar bem. Temperar com sal, pimenta branca, salsinha, cebolinha, mostarda.  


2 comentários:

Amanda Clara disse...

Olá!!Tenho certeza que é maravilhosa..admiro muito a senhora.Será que a manteiga poderia ser substituída por óleo?

Rosa Gonçalves disse...

Oi Amanda, para quem tem intolerância a lactose ou não faz uso de leite, pode fazer a massa com 100% banha. Ou então substituir a manteiga por óleo, nesse caso acrescente 02 gemas. Sempre deixe a massa descansar na geladeira por no mínimo 20 minutos. Qualquer dúvida é só perguntar. bjs