Lombo de Porco Defumado com Mel, Castanha de Baru e Chutney de Maçã

Os amigos que faço pelos caminhos por onde passo são sempre generosos comigo, esse prato é em retribuição ao carinho de alguns deles.
Usei ingredientes de pequenos produtores do interior da Bahia: o lombo defumado da família Pontel, o salame artesanal da Fatto a Mano do Sr. Rodolfo,  o mel do Sr. Fischer, todos de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia;  o Baru foi oferta do chef Osmane, do Azuis, lá no Tocantins; o vinagre de cacau do querido Mestre Cobra Mansa do Kilombo Tenonde , distrito de Bonfim, Valença;  o tomate e a pimenta malagueta defumados veio de Morro de Chapéu, do nosso amigo Maciel;  a farinha de mandioca é da minha cidade Nazaré das Farinhas e a manteiga de garrafa veio de Juazeiro da Bahia.  O tempero verde compro nas feirinhas orgânicas e da agricultura familiar. Ahhh e as flores que deram esse tom especial ao prato foi oferta de Lucineide Ribeiro.
Amizade traduzida em um prato. É claro que para preparar e apresentar essas delícias só podia ser no Programa Prato da Casa, da querida Elíbia Portela, sempre valorizando os profissionais e a gastronomia da Bahia.
Vou passar a receita logo abaixo, com todo passo-a-passo.
Espero que gostem.



Organização faz parte do trabalho. 


 Castanha de Baru, uma riqueza do cerrado  brasileiro. 


Esse salame é tudo de bom, totalmente artesanal, produção controlada e que sabor.

 
Tenta imaginar o aroma que invadiu a cozinha do estúdio de Elíbia Portela, hummmm


Esse contraste maravilhoso do salgadinho da carne com a doçura do mel e do chutney.


A doçura do chutney levemente apimentado com a pimenta defumada.


E na bagagem trouxe "mimos" de LEM para Elíbia Portela, que é muito amada no Oeste da Bahia. A cesta de capim dourado veio da Associação Caliandra; os saborosos  biscoitos de Ana Leiro;  e essa linda caixa de brigadeiros de baru da doceira Carla Franco.


A imagem na TV ficou assim. 
Isso é agricultura familiar. Esses são sabores da Bahia.


LOMBO DE PORCO DEFUMADO AO MEL E CASTANHA DE BARU
Lombo de Porco Defumado – 01 k
Mel – 02 colheres de sopa
Castanha de Baru – 03 colheres de sopa
CHUTNEY DE MAÇÃ E TOMATE DEFUMADO:
Manteiga de Garrafa – 02 colheres de sopa
Cebola picada – 1/2 unidade
Maçã descascada e picada – 02 unidades
Canela em Pau – 01 pedaço
Aniz Estrelado – 01 unidade
Açúcar Mascavo – 02 colheres de sopa
Mel – 01 colher de sopa
Vinagre de Cacau – 02 colheres de sopa
Tomate Cereja Defumado 
Pimenta Malagueta Defumada
Sal
FAROFA DE SALAME ARTESANAL
Manteiga de Garrafa – 1/2 xícara
Cebola Picada – 1/2 unidade
Salame artesanal – 300 g
Farinha de Mandioca
Tempero Verde
Sal
Preparei assim:  Tirei o lombo da embalagem, pincelei com o mel, salpiquei a castanha de baru picada, dei uma leve comprimida com a mão para a castanha aderir. Forno por 25 a 30 minutos, depende do seu forno. 
O chytney, coloquei a manteiga em panela aquecida, refoguei a cebola, coloquei a maçã e os demais ingredientes, deixei cozinhar.  Ele perfumou toda cozinha. Fica com um brilho lindo. A mistura da acidez da maça, do tomate e do vinagre de cacau, da doçura do mel e do mascavo, do sabor das especiarias e o leve ardor da pimenta, resultou numa explosão de sabores, muito booom.
A farofa, eu sou uma farofeira confessa, é super fácil, precisa ter uma farinha de boa qualidade, torrada no ponto certo.  Levei a panela ao fogo com manteiga de garrafa, refoguei a cebola, acrescentei o salame picadinho, só de lembrar do cheirinho que subiu da panela deu vontade de fazer de novo. Tirei a panela um pouco do fogo, acrescentei a farinha, misturei bem, voltei ao fogo para dar uma torradinha na farinha, acrescentei o tempero verde picadinho e uma pitadinha de sal.
Tudo muito prático e fácil de fazer. 
Delícias da agricultura familiar da nossa Bahia.


Comentários

Postagens mais visitadas