Orgânicos de Irecê - A feira é um sucesso











Com esses belos sorrisos e a simpatia do casal Mário e Leila é que sou recebida na Feira de Produtos Orgânicos de Irecê.  Eles são proprietários da Fazenda Amizade, uma pequena propriedade da zona rural de Irecê, onde além de plantar criam caprinos. Na Feira eles também vendem leite e queijo de cabra. O queijo é uma delícia! Mário e Leila que me convidaram para conhecer a Feira durante uma visita que fiz à Fazenda Amizade. Cheguei na Feira portanto por boas mãos.


 Depois das devidas apresentações, conversei com os produtores sobre o trabalho de pesquisa que fazemos no interior da Bahia, onde levantamos, registramos e divulgamos os produtos da agricultura familiar e do pequeno produtor de alimento. O momento foi de trocas de informação. Estou totalmente à vontade entre os produtores porque falamos a mesma linguagem.
O território de Irecê tem 70 produtores orgânicos certificados e mais 70 prontos para receber a certificação em 2018.  O sistema de fiscalização é eficaz, além de órgãos certificadores acompanharem todo processo, um produtor fiscaliza o outro, as visitas são constantes e é uma forma de aprendizado com as trocas de experiências.  Cooperação na prática.



Tomate, tomatinho cereja, aipim, maxixe, abóbora, batata doce, cebola branca e roxa, quiabo, ovos, goiaba, melancia, maracujá, laranja, limão cravo, manga, abobrinha, pasta de alho, tempero pronto, galinha caipira, bote, farinha de mandioca, goma, bolos, doces,  biscoitos, leite, queijos.
Temos uma feira completa na Feira Orgânica de Irecê.

Abobrinha, Espinafre, Alfaces: Crespo, Americano e Roxo; Rúcula, Cebolinha, Coentro, Salsa, 
Alho Poró, Rabanete .






Pepino do Mato, Pepino Gigante, Piupiu, são vários nomes.  Só sei que tem muito aqui. 


A beleza dessa couve que foi plantada, cultivada, colhida e transportada com muito carinho e zelo.


E os cortadinhos não podem faltar.  Um símbolo do Sertão. Na Feira Orgânica de Irecê eles estão sempre presentes: de palma, abobrinha, maxixe, quiabo, abóbora, couve, mix de abóbora com quiabo.
Para quem pensa que praticidade é coisa de grandes supermercados, os cortadinhos já são feitos a muito tempo no Sertão da Bahia. É só comprar o saquinho, colocar  na panela e preparar. Se quiser tempero pronto também não falta. Mais prático que isso não existe.


Capim Santo, Erva Cidreira e muitas outras ervas medicinais também tem na Feira.


Flores cultivadas nas pequenas propriedades do Território de Irecê. 
Sempre Vivas simbolizam a força, a beleza e a resistência da Região.



Pão de Queijo, Chimango, João Duro, esse bolinho rústico de polvilho e queijo tem vários nomes. Seja como for que você chame ele é muito bom. A simplicidade do Sertão.

 

Bolo de Milho Verde, Ovos Caipira e Açúcar Demerara. Você pode já levar o lanche pronto pra casa.


Bolo de Nata, típico da Região de Irecê. Esse é leve, perfumado e saboroso.



 

Finalizo a visita conversando com Matheus que me conta a sua história. Desde os seis anos de idade já trabalha em feiras, vendendo os produtos da Fazenda da família. Na adolescência veio da roça para estudar na sede da cidade de Irecê, ele e sua irmã Paula. Estudaram e resolveram voltar para a roça e fazer o que gostam: plantar. Estão seguindo a tradição da família de plantar orgânicos, trazendo benefícios para a saúde do povo.  Eles, como todos os feirantes da Feira Orgânica de Irecê vendem com um preço que toda a população possa ter acesso a comida limpa, saudável.


Volto pra casa fortalecida pro encontrar gente do bem, fazendo coisas boas, com consciência de que é preciso plantar e colher juntos para termos um planeta mais saudável e justo.
Grata a Matheus, Nozinho, Mário, Leila, efim a todos os participantes das Feiras Orgânicas de Irecê.
E fica a dica: 
Todas  4ª feiras na Praça Clériston Andrade, às 17h
Todos os Sábados no Pátio da COPIRECÊ, às 6h
Cheguem cedo porque a procura é grande.


Comentários

  1. Cadê zap minha filha pra ficar mais fácil

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Necessito comprar café orgânico de Irecê e não consigo distribuidor em Salvador. Teria algum contato? Caso sim pderia enviar suedmar@gmail.com

    Também indicação de frutas orgânicas em Salvador distribuidor e
    flocação de milho não transgênico. Gratidão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que bom que você veio! Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas