quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Torta de Maçã - Gostosa e Saudável

Torta de Maçã de pronta para ir ao forno.....


 Já assada, super perfumada, uma delícia....


Hummm....


Na minha viajem a Luís Eduardo Magalhães - oeste da Bahia, fiquei empolgada com a quantidade de geléias  e chimias artesanais  produzidas por moradores dos Assentamentos Agícolas do Município. Vendidas na feira e nos mercados da cidade, as geléias e chimias - doce parecido com geléias só que mais pastoso, são feitos com maçã, uva, figo,  abacaxi...., comprei dois potes grandes: uma de uva e uma de maçã.  Deliciosas, com pouco açúcar, o puro sabor da fruta.
Animada com a geléia, resolvi fazer uma torta de maçã para a turma aqui de casa. Simples e prática, como a gastronomia do Oeste da Bahia.

Torta de Maçã
Massa:
Manteiga Gelada - 200 g
Farinha de Trigo - 125 g
Farinha de Trigo Integral - 125 g
Sal - 1/2 cl de chá
Gema - 01 unidade
Água - 30 ml

Misture as farinhas e a manteiga picada com os dedos, até formar uma farofa fina, a farinha deve ficar totalmente umedecida pela manteiga.
Acrescente o sal e a gema, trabalhe um pouco com os dedos e acrescente água aos poucos.  Trabalhe um pouco a massa até formar uma bola. Envolva com filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 40 minutos.
Outra forma prática de fazer a massa é no processador, usando a lâmina grande.

Recheio:
Maçãs Vermelhas - 04 unidades
Limão - 1/2 unidade
Geléia ou Chimia de Maçã - 01 xícara
Açúcar Mascavo ou Demerara - 01 colher de sopa
Canela - 01 colher de chá
Clara - 01 unidade

Montagem:
Descasque as maçãs, retire as sementes e corte em fatias finas. Coloque as maçãs fatiadas em um recipiente com água (o suficiente para cobrir as maçãs) e suco de meio limão.
Tire a massa da geladeira, forre uma forma para torta, de fundo desmontável (25 cm).
 Pincele o fundo da torta com um pouco de  clara, reserve duas colheres da geléia e espalhe o restante na base da torta.
Em uma peneira, escorra bem as maçãs,  disponha as maçãs sobre a massa da torta, começando pela borda externa e sobrepondo as fatias como se fossem as pétalas de uma rosa.
Deixe descansar na geladeira por uns 20 minutos, polvilhe com o açúcar misturado com a canela, asse em forno pré-aquecido, temperatura moderada por 30 minutos.
Retire do forno, enquanto ainda estiver morna pincele coma geléia reservada dissolvida em um pouco de água.

Nenhum comentário: