Vatapá - Receita


Eu que tô nessa fase do Azeite de Dendê,  não poderia deixar de fazer um bom Vatapá.
Ando indo sempre a Costa do Dendê pesquisar os ingredientes culinários da região, claro que vou pesquisando e experimentando as maravilhas de pratos que são feitos com esses ingredientes.
Valença, que é conhecida como a terra do camarão, dos peixes e frutos do mar, das especiarias, dos diversos tipos de inhame, do azeite de dendê, tem influenciado e muito as minhas preparações.
Trouxe de lá um azeite de dendê, produzido de forma artesanal, que tem dado um sabor e aroma todo especial aos meus pratos.
Esse Vatapá da foto fiz tendo como base a receita do Restaurante Senac - Pelourinho, Templo da Gastronomia Baiana.


Vatapá
Ingredientes
Pão dormido – 500 g
Leite de coco ralo  - 500 ml
Cebola ralada – 300 g
Azeite de dendê – 200 ml
Camarão seco inteiro – 40 g
Camarão seco moído – 100 g
Castanha de caju moída – 60 g
Amendoim moído – 40 g
Gengibre (sumo) – 2 cl de chá
Leite de coco – 200 ml
Caldo de peixe ou água – 800 ml
Sal

Modo de Preparo
Corte o pão em pedaços pequenos, coloque de molho no leite de coco ralo até inchar, em seguida bata no liquidificador com o leite de coco.
Refogue no azeite de dendê a cebola,  o camarão moído, a castanha e o amendoim. Acrescente o pão, caldo de peixe ou água e o gengibre. Cozinhe mexendo sempre, até obter uma consistência pastosa e soltando da panela.
Transfira para uma travessa e decore com os camarões inteiros.


Dica  Sirva acompanhado de moqueca de peixe ou xinxim de galinha.

Caldo de Peixe:   fazer um caldo utilizando cabeça de peixe, cebola, coentro, cebolinha, água, cozinhar até apurar bem o sabor, coar e utilizar no preparo do Vatapá.

Como aqui em casa tem alérgico a camarão, quando tenho que fazer vatapá para a família, não utilizo o camarão. Faço a substituição aumentando a quantidade de castanha e amendoim moídos.

Comentários

Postagens mais visitadas