sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Quiçare - Um Inhame muito especial


O "quiçare" é um tipo de inhame bem especial, ele é amarelinho depois de descascado.
Perdão gente: não tirei a foto dele descascado e cozido,  mas prometo que tiro uma depois e posto aqui.


O "quiçare" é bastante consumido na região da Costa do Dendê - Ba.
Esse da foto eu comprei na lojinha de hortifruti da d. Permínia, bem no centro histórico da cidade de Valença. D. Permínia é uma figura bem interessante, vale a pena conhecer, entende tudo das frutas, hortaliças, raizes, enfim ela entente  de tudo que é produto agrícola da Região. 
O "quiçare" ela vende a $2,00 o quilo, esse da foto pesou 4 k.
,

Em Valença o "quiçare" é consumido no café da manhã e no jantar. Depois de descascado, ele é cozido em água e sal. Tem uma textura ótima, meu filho Vicente chegou a conclusão que o "quiçare" tem um sabor levemente parecido com o amendoim cozido.
Mas a forma mais apreciada de comer o "quiçare" é na forma de farofa doce, minha mãe fazia muito essa farofinha, era um lanche delicioso nas minhas tardes de criança em Nazaré das Farinhas.


O Cuscuz de "quiçare" também é uma delícia. Amo comer esse cuscuz bem molhadinho com leite de coco adoçado.
E nem preciso lembrar a vocês como inhame faz bem a nossa saúde.
Então vamos comer inhame meu povo!!!!
E que viva o QUIÇARE!!!!

A receita da farofa de "quiçare", é bem simples, basta descascar e cozinhar em água e sal. Lembrando que a textura do "quiçare" é diferente da textura do "inhame branco".  Depois de cozido é só escorrer e esperar esfriar.  Depois de frio, ralar o "quiçare" acrescentar coco seco ralado na hora e açúcar a gosto, misturar bem com um garfo. Fica uma farofinha solta e deliciosa.
Para fazer o cuscuz o processo é o mesmo, depois de tudo misturado, forrar uma cuscuzeira  com um pano de prato bem limpinho e colocar a farofa, sem apertar. Levar ao fogo, depois que começar a sair o vapor, deixe mais um tempo no fogo, cerca de três a cinco minutos, e está pronto. Aí é só desenformar em um prato e servir com leite de coco adoçado.
Delícias da minha Bahia!!!!!!

Qual será a próxima novidade que iremos trazer das nossas andanças pela Bahia??????

2 comentários:

Wagner Silva disse...

Oi Rosa!
Parabens pelo seu blog e também pelo seu trabalho geralmente!
Tudo parece delicioso!

Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.
Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook( www.facebook.com/Tuasreceitas)

Estamos à sua disposição!

Tuasreceitas.com.br

amancio filho disse...

Oi Rosa eu sou de valença e conheço muito bem esta raiz eu quando era pequeno comia muito bolo de quiçar feita por uma mulher que ja morreu e morava em cairu gostaria de saber se você conhece a receita.