sábado, 17 de outubro de 2015

Receitas do Café da Manhã da Bahia


Aos poucos iremos publicar cada uma das receitas que compuseram a mesa da nossa aula no II Festival LEM Gastronomia: "Comida com Sabor de Lembrança: O Autêntico Café da Manhã da Bahia". Quem tiver alguma dúvida é só ir perguntando que iremos respondendo por aqui.
ARROZ DOCE DE CORTE
Ingredientes:
Arroz Branco – 500 g 
Cravo - 04 unidades
Canela em Pau - 01 pedaço
Erva Doce - 01 colher de chá
Flor de Laranjeira - 01 colher de sopa
Sal
Açúcar - 01 xícara
Coco Seco - 02 unidades
Canela em Pó
Modo de Preparo:
Lavar bem o arroz e escorrer. 
Fazer um chá com o cravo, canela e erva doce, escorrer numa peneirinha. 
Quebrar o coco, tirar do casco, descascar e ralar (ou bater no liquidificador com um pouco de água),  espremer em um pano branco limpo para tirar o leite grosso (deixar reservado),  misturar o bagaço com um litro de água morna, espremer bem no pano para tirar o leite fino.
Colocar uma panela no fogo com o leite fino, quando ferver, colocar o arroz lavado e uma colher de chá de sal.  Quando estiver quase seco acrescentar o chá de cravo, colocar o leite de coco grosso e um pouco do coco fresco ralado, finaliza com a água de flor de laranjeira. Depois de bem grosso, soltando da panela, mas sem ficar seco, transfere para um refratário ou prato fundo. Polvilhar com canela em pó.
Nós gostamos de fazer à moda de algumas cozinheiras antigas, quando tirar do fogo, transferimos para uma assadeira forrada com folhas de bananeira, regamos com leite de coco grosso adoçado com açúcar, levamos ao forno para dar uma gratinada. Fica com um perfume maravilhoso e o sabor é inesquecível.


LELÊ
Ingredientes:

Xerém – 500 g
Cravo - 04 unidades
Canela - 02 pedaços
Erva Doce - 01 colher de Chá
Água de Flor de Laranjeira
Açúcar - 01 xícara
Sal
Coco Seco - 02 unidades
Canela em Pó
Modo de Preparo:
Lavar bem o xerém, escorrer, colocar de molho durante uma hora para amolecer. 
Fazer um chá com o cravo, canela, erva doce e meia xícara de água. Escorrer numa peneira.
Quebrar os cocos, tirar do casco, descascar e ralar (ou  bater no liquidificador), espremer num pano branco limpo para tirar o leite grosso, misturar o bagaço com um litro de água morna, espremer no paninho para tirar o leite fino.
 Escorrer a água do xerém, colocar em uma panela com um litro de água, o leite de coco fino,  o chá de cravo e sal,  levar ao fogo para cozinhar mexendo sempre para não pegar no fundo da panela. Quando estiver cozido acrescente o açúcar o leite de coco grosso e um pouco do coco fresco ralado,  mexer sempre até ficar bem incorporado e soltar do fundo da panela, sem contudo secar.  Transferir para uma assadeira ou refratário, polvilhar levemente com canela.
Dica: se desejar no final do cozimento acrescente uma colher de sopa de manteiga, dará mais sabor e brilho ao lelê.

TAPIOCA TORRADA
Ingredientes:
Farinha de Tapioca – 500 g
Coco Seco - 01 unidade
Açúcar  - 01 xícara
Sal - 01 colher de chá
Quebrar o coco seco, tirar do casco, descascar e ralar.
Colocar a farinha de tapioca em uma assadeira,  levar ao forno para deixar torrar um pouco, depois  acrescentar o açúcar, o sal e o coco  ralado, retornar ao forno, mexendo sempre até ficar tudo torradinho.  Servir como merenda, de preferência acompanhado de uma caneca de café quentinho.
CUSCUZ DE TAPIOCA
Ingredientes:
Farinha de Tapioca - 300 g
Coco seco - 01 unidade
Água Morna -  1 e ½ xícara de água morna
Sal - 01 colher chá 
Açúcar - 01 xícara de açúcar ou tempere a seu gosto
Quebrar o coco, tirar do casco, descascar e ralar (ou se preferir passe no liquidificador com a água morna).   Espremer o coco em um pano para extrair o leite grosso. Colocar o bagaço em um recipiente, acrescentar a água e espremer bem para extrair o leite fino. Misturar bem os leites de coco, o sal, açúcar e um pouco de coco ralado, acrescentar a farinha de tapioca misturando bem. Transferir para uma forma de bolo ou uma forma / pirex arredondada, umedecidos com água, para que possamos desenformar. Depois de desenformado polvilhar com coco ralado e enfeitar com pau de canela.

CUSCUZ DE FUBÁ DE MILHO COM LEITE DE COCO
Ingredientes:
Fubá de milho – 500 g
Sal – 01 colher de chá
Açúcar- 01 colher de sopa
Farinha de mandioca – 02 colheres de sopa
Coco Seco - 01 unidade
Água Morna - 01 xícara
Açúcar e sal.
Modo de Preparo:
Quebrar o coco, tirar do casco, descascar e ralar (ou se preferir passe no liquidificador com  água morna).   Espremer o coco em um pano para extrair o leite grosso, acrescentar meia xícara de água morna, temperar com açúcar e sal, reservar. Colocar o bagaço do coco em um recipiente, acrescentar uma xícara de  água morna e espremer bem para extrair o leite fino.
Colocar água morna no bagaço e espremer para tirar o leite fino.
Colocar o fubá, sal, açúcar e farinha de mandioca em um recipiente e misturar bem, acrescentar o leite fino aos poucos e misturar com a mão, até que esteja bem hidratado. Passar essa mistura por uma peneira para ficar bem soltinho. Deixar descansar alguns minutos.
Colocar um pouco do bagaço do coco na massa do cuscuz, misturando bem com um garfo. Colocar a massa na cuscuzeira aos poucos, sem comprimir. Levar ao fogo e deixar cozinhar.

Servir as fatias regadas com o leite de coco reservado.

3 comentários:

Aline disse...

Delicias! Me transportam para a infancia, casa da vo, no interior! Parabéns pelas escolhas.

Aline disse...

Delicias! Me transportam para a infancia, casa da vo, no interior! Parabéns pelas escolhas.

Rosa Gonçalves disse...

Grata Aline! Nossas memórias afetivas estão intimamente ligadas aos momentos na mesa das nossas famílias. Que bom que você gostou. ab