Fazenda Santa Ana - Modelo de Sustentabilidade


 Saímos do centro de Itacaré, município da Costa do Cacau na Bahia, com destino ao distrito de Taboquinhas, onde chegamos depois de percorrer uma estrada bem pavimentada, e seguimos  depois por uma estrada cheia de curvas, até um ponto às margens do rio de Contas. O motorista buzina e aparece na outra margem o barqueiro que vem nos buscar para chegarmos no objetivo da nossa viagem: visitar a Fazenda Santa Ana.
Do pequeno barco, já avistamos a sede da Fazenda, a travessia é bem tranquila, apesar de termos um dos passageiros bem "intranquilo" rsrs, Mas não tem outro jeito, para chegar nesse paraíso só tem uma forma: de barco ou canoa.
Estamos cada vez mais perto, já podemos ver as flores que são uma das marcas da Fazenda que pertence ao querido amigo Edgard Morberck,  médico que se dedica ao lado da sua esposa Ana, a realizar esse projeto de vida.


A Fazenda Santa Ana é uma verdadeira fazenda modelo: administração participativa, na qual todos os trabalhadores participam mensalmente de reuniões para coletivamente decidirem as ações que serão realizadas e avaliarem os resultados dos trabalhos desenvolvidos. A Fazenda tem uma Escola para atender os filhos dos trabalhadores que e é um exemplo de qualidade de educação na região.




 O cacau produzido na Fazenda é totalmente orgânico e já foi premiado três vezes no Salão Internacional do Cacau em Paris.  Pena que no Município poucas pessoas tenham conhecimento desse trabalho de excelência realizado na Fazenda Santa Ana.








 A Fazenda Santa Ana tem parceria com a empresa belga de chocolates Callebaut para quem fornece amêndoas de cacau e é auditada por essa mesma empresa que atesta a qualidade do chocolate produzido por estes excelentes anfitriões que são Edgar e Ana. O chocolate da Santa Ana é vendido em forma de barrinhas em Portugal e na Espanha e nós tivemos o privilégio de experimentar e nos deliciar com o seu maravilhoso sabor.

 Daqui, desse paraíso de sustentabilidade, também sai uma boa quantidade de mel de cacau que abastece bares e restaurantes de Itacaré. Não tem como descrever o sabor do mel de cacau colhido na hora, sua doçura e seu frescor altamente revigorante.  As "taças" foram feitas com o maior carinho pelos trabalhadores da Fazenda, com o próprio cacau,
Na Fazenda Santa Ana nada se perde, tudo é aproveitado e reaproveitado.

 A Fazenda Santa Ana, também, recebe grupos para visita monitorada, mas tem que agendar com antecedência. Os visitantes podem percorrer a "Trilha do Cacau" onde é possível conhecer todo o processo do plantio, adubação do terreno, colheita, fermentação, processamento das amêndoas. Na "Trilha do Curral" o visitante conhece todo o processo de criação do gado leiteiro, a ordenha e os pastos....



Depois desse intenso contato com a natureza, vem uma das melhores partes da visita: uma degustação prá lá de especial, com pratos belissimamente feitos com os ingredientes produzidos na Fazenda. Tudo orgânico.  Bolo de coco e de milho; Flans e pudins de coco, cacau, cupuaçu. Doces de jambo, carambola, banana, cacau. Geléia de cacau. Água de coco, Mel de cacau. 
 

Iogurtes de coco e de milho verde; Açaí com banana e também com chocolate. Biscoitos. Pães. Queijo coalho com mel.  Chocolates.  São muitos sabores, todos especiais. Existe também a opção de almoço no qual pode ser degustado um pato à moda caipira ou com uma autêntica receita portuguesa.


 Vitor Gonçalves e o Chef Rivandro França adotaram os bezerrinhos, ou melhor: foram adotados por eles.  Foi amor ao primeiro cafuné...rsrs
Mas chegou a hora de voltar, fico sempre com aquele sentimento de querer ficar mais tempo nesse lugar especial, onde os homens, os animais, as águas, as plantas, são todos respeitados. Admiro cada vez mais esse grande homem chamado Edgar Morbeck.
Em breve estarei de volta, disso eu tenho certeza......



Comentários

Postagens mais visitadas