Caxixe, delícia do sertão

 




Não sei vocês, mas eu amo caxixe! Tão nossas raízes, esse gostinho refrescante, um pouco de chuchu, um pouco de pepino, simplesmente nosso caxixe!  Uma delícia nos cortadinhos típicos do sertão, no frango, na carne, ele é sempre bem vindo.  Vira e mexe ganho caxixe de presente, porque os amigos sabem que gosto e eu fico toda feliz.
Nos eventos que participo dando aulas, dou um jeito de botar o bom e velho caxixe no meio. E lá chego eu com um no meio das minhas tralhas de cozinheira, rs. Um ingrediente tão simples e tão cheio de histórias, tão presente na vida do nosso povo, auxiliando a saciar a fome e trazer alegria para a mesa.
Caxixe ou Caxi como é chamado em algumas regiões,  você acha em feiras livres, tem redondo, tem alongado, verde claro, verde escuro, o bom é que todos são gostosos.
A receita da foto acima fiz para os eventos da economia solidária, nela eu uso ingredientes fortes, que estão transformando a vida de muitas famílias no interior da Bahia, coquinho de licuri, azeite de licuri, queijo de leite de cabra, farinha de mandioca. O nome do prato é uma homenagem a Rede Monte Sabores, que com sua dedicação, faz um trabalho de fortalecimento da cadeia de produção de alimentos, do extrativismo, da sustentabilidade, na região de Monte Santo, interior da Bahia. 
Vou compartilhar  com vocês essa receita que eu gosto e sinto felicidades cada vez que faço. Qualquer dúvida é só perguntar que vamos respondendo por aqui.

CAXIXE MONTE SABORES

Ingredientes 

Caxixe – 01 unidade

Alho picado – 02 dentes

Sal

Manjericão – 03 galhinhos

Coentro – 03 galhinhos

Azeite de Licuri Monte Sabores – 30 ml

Cebola picada – 01 unidade

Coentro picado – 02 colheres de sopa

Cebolinha picada – 02 colheres de sopa

Pimenta de Cheiro picada – 01 unidade

Pimenta do Reino

Açafrão

Gengibre ralado e espremido – 01 colher de chá

Caldo de Legumes ou água – 1/2 xícara

Polvilho Doce ou Araruta – 01 colher de sobremesa

Leite de Coco de Licuri – 1/2 xícara

Queijo de Cabra  – 100 g´

Para  fazer o Leite de Licuri

Coquinho de Licuri  – 100 g

Água quente - 250 ml

Farofa de Licuri

Coquinho de Licuri  processado e já extraído o leite – 100g

Cebola picada – 01 colher de sopa

Azeite de Licuri Monte Sabores – 30 ml

Farinha de Mandioca - 150 g

Sal

 Modo de Preparo

Descasque o caxixe, corte ao meio e retire as sementes. Uma metade conserve inteira, espalhe nela uma pasta feita com uma colher de chá de sal e um dente de alho.  Coloque no interior do caxixe galhinhos de coentro e manjericão. Acomode a cumbuca de caxixe em uma panela a vapor e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos até ficar macio. Retire da panela e coloque emborcado em uma travessa.

Coloque os coquinhos de licuri e a água quente no liquidificador, bata bem, passe para uma peneira, esprema bem para extrair o leite.

Aqueça uma panela em fogo baixo, coloque o azeite de licuri, refogue a cebola, e o alho restante. Acrescente o caxixe, adicione em seguida o coentro, a cebolinha, a pimenta de cheiro, refogue bem e tempere com sal, pimenta do reino, açafrão. Coloque o caldo de legumes, sumo de gengibre e deixe o caxixe cozinhar até ficar macio.

Dissolva uma colher de polvilho doce ou araruta no leite de licuri, acrescente ao refogado, misturar bem até ficar cremoso e coloque metade do queijo de cabra.

Recheie a cumbuca de caxixe com o refogado, cubra com o queijo de cabra restante, leve ao forno para gratinar. 

Farofa de Licuri 

Aqueça uma frigideira, coloque o azeite de licuri, a cebola, refogue, abaixe o fogo, acrescente o coquinho de licuri processado, mexa até ficar bem seco.  Junte  farinha de mandioca, sal e misture até ficar bem crocante.

 


Comentários

Postagens mais visitadas