II Festival LEM Gastronomia


Uma imensa alegria na minha vida profissional realizar a 2ª edição do Festival LEM Gastronomia. Ver o Festival se consolidando, crescendo e cumprindo seus objetivos de dar visibilidade e espaço ao agricultor familiar, ao pequeno produtor,  aos profissionais da gastronomia,  ao mesmo tempo que se torna um amplo espaço de aprendizado e troca de informações entre profissionais, professores e  estudantes de gastronomia com os produtores de alimentos e moradores da Cidade que com generosidade compartilham o seu saber com todos que queiram aprender.
No II Festival LEM Gastronomia, dei uma aula show, na linha do trabalho de pesquisa que venho realizando há alguns anos: "Comida com Sabor de Lembrança", dessa vez escolhi como tema "O autêntico café da manhã da Bahia".  Para minha alegria a aula estava completamente lotada, a platéia formada por jovens estudantes, profissionais de gastronomia, agricultores, etc

Relembramos com o público como eram os cafés das manhãs em diversas
 regiões da Bahia.
Como fazer um café da manhã saudável e saboroso.
Apresentando nossa mesa do café da manhã da Bahia.
Público atento e participativo.
Fazendo o cuscuz de fubá com coco ralado.




Lembrando que nossas receitas eram transmitidas de forma oral, as medidas eram na base da "pitadinha", "pouquinho", "um pratinho






O cuscuzeiro de barro, com o paninho umidecido
para fazer o nosso cuscuz de fubá, com coco ralado











Cuscuz de tapioca com coco; Abóbora cozida; Aipim Cozido; Batata Doce assada; Banana da Terra cozida; Banana da Terra frita; Lelê; Arroz Doce; Tapioca Torrada  com Coco; Biscoitos de Polvilho; Farofa de Manteiga de Garrafa com Linguiça Frita; Farofa D'água com Carne Defumada Frita;  Cuscuz de Fubá de Milho com Leite de Coco; Feijão Verde com Carnes e Legumes; Farofa de Quiçare com Coco; Café coado na Brasa.

A turma não deixou nadinha sobrar, a degustação foi intensa e farta!
A equipe que fez a aula acontecer com o capricho merecido: Chef Jamilton Rodrigues, minha irmã Railda Maciel, os queridos estudantes de gastronomia Rafael Lira e Tayran Vasconcelos.


Comentários

  1. Bom dia achei muito legal voltar um pouco as origens da Bahia
    Naquele tempo acredito eu que moro em S P capital era a cidade principal do Brasil a gastronomia veio muito do
    Nordeste aqui em São Paulo é uma mistura de um pouco de tudo
    Pode parecer brincadeira mas o que xerem agora manteiga de garrafa. Nós encontramos em casa de produtos Nordeste
    Mas mesmo assim gostei muito

    ResponderExcluir
  2. Oi Angel! Xerem é o milho quebradinho, acredito que em outros Estados é chamado de canjiquinha, é vendido nos supermercados. A Manteiga de Garrafa é um tipo de manteiga clarificada, típica do Nordeste brasileiro, bem perfumada e saborosa, é vendida em garrafa. Nas casas de produtos do Nordeste você encontra.
    Que bom que você gostou. ab

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que bom que você veio! Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas