Banana Pão, rara e deliciosa


Ganhei uma penca de banana pão do meu vizinho, bem grandes, orgânicas. Amei o presente, uma preciosidade difícil de encontrar.  Como tinha um tempão que não comia banana pão, fiz a festa.
Preparei da forma mais tradicional como minha mãe fazia. Fiz um corte no sentido do comprimento, pegando um pouco da casca e da polpa, povilhei açúcar demerara e canela em pó. Assadeira sem untar, forno pré aquecido, temperatura média. A mágica se fez! Rapidinho estavam prontas. Confesso que comi com vontade, com a mente povoada de boas lembranças da minha infância em Nazaré das Farinhas.
Vixe! Mas sobrou foi banana pão e ela não é para ser comida crua, olhei o que tinha na geladeira e vamos que vamos com elas mesmas para o jantar.


Fiz os mesmos cortes da anterior, faca amolada, zás no sentido do cumprimento sempre pegando a casca e um pouco da polpa, preenchi o espaço, sem forçar, com pequenos cubos de linguiça defumada de Maragogipe que é totalmente artesanal, sem as brabezas das químicas e o melhor é que me remeteram à minha infância  de novo (Nazaré das Farinhas e Maragogipe são bem próximas). Polvilhei orégano, assadeira sem untar, forno pré aquecido, temperatura média. Quando já estava pronta eu resolvi apelar, coloquei queijo coalho e botei de novo no forno para gratinar.  Pensa num trem bom e prático!  Mas o melhor é que ficaram deliciosas.

Agora, sem querer abusar da bondade do vizinho, tomara que ele lembre de mim no próximo cacho, rs.









 

Comentários

Postagens mais visitadas