doce de carambola em calda, delícia que veio do jardim



Carambola quando eu era criança não tinha muito valor, fruta que se pegava nos quintais, nas frentes das casas, bastava pedir que o dono da casa deixava pegar. Uma merenda que distraia a criançada. Não lembro de carambola sendo vendida na feira da minha cidade. Mas o que todo mundo gostava mesmo era do doce, que maravilha! Aquelas estrelinhas mergulhadas em calda doce deixava qualquer um de água na boca. Eu amava quando minha mãe fazia.  Hoje pra minha alegria, na casa de meu filho Vitor, tem um pé bem no jardim e produz bastante, tanto comemos as carambolas como faço o doce em calda, mas uma coisa chamou minha atenção, a beleza das suas flores que eu nem lembrava mais como era. Tão singela, nascem em cachinhos e decorando toda a árvore.  Mas vamos ao que interessa, lá vai meu passo a passo do doce de carambola da Casa Dona Rosinha, lembrando que aqui tudo que preparamos vai pouco açúcar e todos que experimentam nossos doces acham a quantidade suficiente.

Doce de Carambola em Calda

Lave bem as carambolas, com uma faquinha retire todas as quinas delas

 

Retire as pontas das carambolas e corte em rodelas

  

Pronto, surgiram nossas estrelinhas! Agora retire todos os caroços

 

Pese os ingredientes. 
As minhas estrelinhas pesaram 1.336kg. Usei para essa quantidade 1.500kg de água

 

Faço meus doces com açúcar demerara, mascavo ou rapadura. Nesse usamos 500g de demerara.
Lembre das especiarias que vão auxiliar no aroma, sabor e também faz bem na digestão.
Cravo, canela em pau e aniz estrelado. Eta que meu doce fica é perfumado

 

Sumo de 01 limão e já está tudo separadinho para virar doce daqui a pouco

 

Primeiro vai pra panela a água, o açúcar, as especiarias, liga o fogo, deixa até virar uma calda rala.
Regue as estrelinhas de carambola com o sumo de limão.

 

A calda vai sendo feita sempre no fogo baixo. Retirando todas as espumas que se formar.


E lá se vão as estrelinhas dá um mergulho na calda rala. O forno continua baixo.
Fazer doce requer paciência.

 

As estrelinhas vão se transformando com a calda e os sabores das especiarias 

  

Gente, o perfume que fica na casa já vale a pena.
Doce pronto é só transferir para um recipiente  bonito.
Chega dá pena de comer. Mas elas voam rapidinho, rapidinho.

  

São as doces lembranças da minha infância.
Quero sempre alimentar a criança que existe em mim.































































Comentários

Postagens mais visitadas