Amoda


Amoda é  um doce que tem como base a rapadura, farinha de mandioca e gengibre. Quando eu era criança, comia muito Amoda, as donas de casa faziam como merenda para a família, na feira livre era vendido por umas senhoras, mas a que eu mais gostava era a que minha professora Biliu fazia, essa eu amava. A da professora Biliu era em ponto de colher, ela colocava porções em papel de embrulho (acho que hoje é chamado de papel pardo) e vendia para os alunos.
Energético e muito gostoso. Delícia!

Ingredientes:

Rapadura - 500 g
Sumo de Gengibre Ralado - 02 colheres (sopa) [veja como fazer: no fim da postagem]
Farinha de Mandioca fina - 01 xícara (chá)
Água - 500 mL

Modo de Preparo:

Coloque a rapadura bem quebrada em uma panela com a água. Leve ao fogo brando e misture até dissolver. Cozinhe até obter o ponto de calda grossa. Retire do fogo e deixe amornar.
Adicione o sumo de gengibre. Polvilhe a farinha aos poucos sobre a calda, mexendo sempre, para obter uma mistura homogênea. Volte ao fogo e mexa até que seja possível ver o fundo da panela. Espalhe a massa sobre uma superfície ou assadeira untada com manteiga. Com uma espátula, iguale a massa para ter a espessura desejada. Deixe esfriar bem. Corte em pedaços.

***
Como fazer o sumo de gengibre: pode ser obtido ralando-o bem fino, acrescenta um pouco de água, esprema em uma peneira.
***
Se preferir pode deixar o doce em ponto de colher, é só tirar do fogo quando ficar homogêneo.
***
Em ponto de corte ou de colher, como você preferir, AMODA é super energizante.

Comentários

  1. Obrigado. Faz tempo que procuro essa receita. Minha mãe e avó faziam esse doce, mas ambas já faleceram e a receita foi junto com elas. Tentamos fazer mas não deu muito certo!! Agora sim!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Procurava a receita.Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Rosa minha querida, queria muito essa receita, de volta ao túnel do tempo, a galera de 40 anos pra cá , nunca ouviu falar, obrigado meu amor, se eu soubesse que vc tinha essa receita já tinha te pedido um bj grande .

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosa, vc conhece um doce chamado Apanã, tem essa receita é um doce antigo do tempo da vó.

    ResponderExcluir
  5. A farinha de mandioca é farinha crua?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que bom que você veio! Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas